quarta-feira, 4 de março de 2009

"A Cidade da Gente"



não é a coisa mais legal do mundo morar em Taboão da Serra, mas tb não é de se descabelar.
ao contrário do que falam, e do que a TV mostra, aqui não tem só favela, tem lugares normais e habitáveis.
a cidade não é tão ruim, tem seus defeitos como todas as outras cidades.
as pessoas são o grande problema (nem todas, lógico), mas acho que isso tb tem aqui, ali ou em qualquer lugar.
grande parte da minha história tá por aqui: o prédio, os tios, alguns amigos, casa. apesar de zuar e chamar de roça, eu tenho um certo carinho por Taboão.
cheguei faz uns vinte minutos do Cel Lep.
no caminho vim pensando em tudo que anda acontecendo e comecei a prestar mais atenção no caminho. e percebi coisas que nesses quase 18 anos em que moro aqui, nunca tinha percebido. por pura distração, óbvio. mas as notícias de hoje me deixaram um tanto quanto pensativa.
percebi que a cidade está ficando cada vez mais abandonada. vários casos de violência, assaltos, atropelamentos vêm se repetindo frequentemente e no entanto, alguns pontos que são perigosos não tem NENHUM policiamento. eu falo 'alguns pontos' pq não ando muito adentro e tem lugares que eu desconheço, mas os que conheço e que são perigosos, eu vejo que estão à Deus dará.
investem nos imóveis, nos milhões de faróis (muitos desnecessários, como todo mundo sabe), em shopping e esquecem das pessoas.
enquanto Dr. Evilásio, o "digníssimo" prefeito, se preocupa em aumentar passagem de circular, tirar os projetos sociais dos velhinhos, SUPERFATURAR LIXO! (entre outras coisas) a cidade ta se acabando. se acabando em água, pq as enchentes voltaram; em trânsito, por causa de obras mal feitas em hora errada e em violência, que eu nem preciso citar exemplos.
agora por exemplo ele deve estar em sua casa, que olhem que curioso, NÃO FICA NO TABOÃO!, relaxado aproveitando todo o dinheiro das falcatruas da coleta de lixo e de lixo hospitalar.
VERGONHA NA CARA, DOUTOR EVILÁSIO!